Como era esperado, dois desembargadores do Maranhão, Ângela Salazar e Paulo Velten, estão disputando as duas vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os desembargadores do Maranhão estão na disputa com outros 55 desembargadores de praticamente todo o Brasil. Na lista, já concluído o prazo de inscrição para disputar as vagas, só não tem desembargadores do Tocantins, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Entre os inscritos, a maioria é do sexo masculino. A desembargadora maranhense Ângela Salazar foi uma das quatro mulheres inscritas e que estão participando do processo para ministro do STJ.

As duas vagas foram abertas após a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. O STJ ainda deve preencher a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Félix Fischer. Essa, contudo, é reservada a um membro da advocacia.

No próximo dia 23 de junho, em sessão especial, o STJ deve escolher os quatro nomes que serão encaminhados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a decisão final.

É aguardar  e conferir