A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do Campus de Presidente Dutra, promoveu entre os dias 8 e 10 de outubro, o I Encontro Científico da Uema – Campus de Presidente Dutra, evento interdisciplinar que reuniu diversas áreas do conhecimento em torno do tema “Extensão, Curricularização da Extensão e Formação de Saberes Populares”.
O encontro teve como objetivo fortalecer a cultura científica e extensionista no campus e promover o diálogo entre universidade e comunidade, reafirmando o papel contínuo da Uema como instituição pública comprometida com a transformação social e a valorização dos saberes locais.
A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da Uema, Walter Canales, da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Ilka Serra, do secretário municipal de Educação de Presidente Dutra, Diego Belém, de professores, pesquisadores e extensionistas de diferentes estados, entre eles o Prof. Francisco Alves da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Durante os três dias de programação, o evento reuniu mais de 50 trabalhos apresentados, entre comunicações orais, pôsteres, palestras, minicursos, simpósios e conferências. O encontro também foi marcado pela inauguração das salas de aula ampliadas do campus, além da chegada de novos cursos de graduação, como Direito, Agropecuária e Mídias Sociais e Digitais, ampliando as oportunidades de formação superior na região.
De acordo com o diretor do campus e organizador do evento, Douglas de Sousa, o encontro representa um momento histórico para consolidar a cultura acadêmica, científica e extensionista na cidade de Presidente Dutra e em toda a macrorregião. Segundo ele, é uma forma da Uema contribuir para a formação humana, o fortalecimento dos saberes populares e a integração com a comunidade local. O professor afirmou ainda que o evento será realizado anualmente, tornando-se parte da agenda institucional da universidade e consolidando-se como espaço permanente de diálogo entre ciência, comunidade e formação de saberes.
O reitor Walter Canales, destacou a importância do evento e da ampla participação da comunidade acadêmica. “O I Encontro Científico do campus representa um marco para a Uema, pois fortalece a cultura extensionista e aproxima ainda mais a universidade da realidade local. A participação de estudantes, professores, pesquisadores e da comunidade mostra que estamos no caminho certo, promovendo uma educação superior comprometida com a inclusão, o desenvolvimento regional e a valorização dos saberes populares”, disse.
Postar um comentário