Agentes da Superintendência da PolÃcia Federal do Maranhão prenderam três pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro de recursos públicos (veja aqui). A prisão foi feita ontem, dia 17, por volta das 11h10, na agência Palácio dos Leões do Banco do Brasil, no Centro de São LuÃs/MA.
O site do LuÃs Pablo apurou com exclusividade que entre os presos está Larissa Rezende, assessora da deputada estadual Andreia Rezende, esposa do ex-deputado Stênio Rezende. Larissa é sobrinha de Stênio, que é quem manda de fato no gabinete.
A ação dos federais resultou na apreensão de R$ 419 mil em espécie. De acordo com as investigações, o dinheiro teria origem em emendas parlamentares estaduais destinadas a instituições culturais de fachada, contratadas para realizar eventos que possivelmente nunca ocorreram.
O esquema funcionava de forma simples e eficaz: após o repasse das verbas públicas, representantes das entidades realizavam saques fracionados para ocultar a origem ilÃcita dos valores e devolver parte dos recursos a quem os havia direcionado. A PF investiga o envolvimento de agentes polÃticos e assessores no desvio de mais de R$ 2 milhões.
Larissa Rezende e os outros dois detidos (Maria José de Lima Soares e Ivan Jorge da Piedade Madeir) foram levados para a Superintendência da PF, onde foram autuados pelo crime de lavagem de dinheiro, previsto no artigo 1º da Lei nº 9.613/1998, cuja pena pode chegar a dez anos de prisão.
As investigações seguem em sigilo para identificar outros beneficiários do esquema e esclarecer se há recursos federais entre os valores desviados.
Postar um comentário