EXCLUSIVO: PF prende assessora da deputada Andreia Rezende em esquema de desvio de emendas


Agentes da Superintendência da Polícia Federal do Maranhão prenderam três pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro de recursos públicos (veja aqui). A prisão foi feita ontem, dia 17, por volta das 11h10, na agência Palácio dos Leões do Banco do Brasil, no Centro de São Luís/MA.

O site do Luís Pablo apurou com exclusividade que entre os presos está Larissa Rezende, assessora da deputada estadual Andreia Rezende, esposa do ex-deputado Stênio Rezende. Larissa é sobrinha de Stênio, que é quem manda de fato no gabinete.

A ação dos federais resultou na apreensão de R$ 419 mil em espécie. De acordo com as investigações, o dinheiro teria origem em emendas parlamentares estaduais destinadas a instituições culturais de fachada, contratadas para realizar eventos que possivelmente nunca ocorreram.

O esquema funcionava de forma simples e eficaz: após o repasse das verbas públicas, representantes das entidades realizavam saques fracionados para ocultar a origem ilícita dos valores e devolver parte dos recursos a quem os havia direcionado. A PF investiga o envolvimento de agentes políticos e assessores no desvio de mais de R$ 2 milhões.

Larissa Rezende e os outros dois detidos (Maria José de Lima Soares e Ivan Jorge da Piedade Madeir) foram levados para a Superintendência da PF, onde foram autuados pelo crime de lavagem de dinheiro, previsto no artigo 1º da Lei nº 9.613/1998, cuja pena pode chegar a dez anos de prisão.

As investigações seguem em sigilo para identificar outros beneficiários do esquema e esclarecer se há recursos federais entre os valores desviados.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem