PRESIDENTE DUTRA - O município de Presidente Dutra, distante 352 km de São Luís, se prepara para a segunda edição do evento que homenageia o colunista, escritor e poeta Pergentino Holanda, um dos filhos mais ilustres daquela cidade maranhense. Orquestrada pelo vereador André Jardins, liderança política bastante conhecida na cidade, a festa será realizada no próximo dia 20 de julho, às 20h, na casa de eventos Avenida House.
A primeira edição da iniciativa, batizada de ‘André Jardins Festeja PH - A Prata da Casa’, foi realizada em 2018, com a presença, além dos presidutrenses, de um numeroso grupo de amigos e admiradores de Pergentino Holanda procedentes de São Luís. A bordo de um ônibus, o grupo desembarcou no município ao som de uma banda de músicos e muitas doses de carinho por parte do anfitrião e de sua família. Além de familiares, a caravana era composta por empresários, jornalistas e artistas.
Este ano, o evento, com a presença de bandas da capital e de Presidente Dutra, promete um momento de reconhecimento e aplausos a Pergentino Holanda, o famoso PH, considerado o mais influente cronista social ainda em atividade no Maranhão e um dos mais antenados, viajados e talentosos do Brasil.
Da nova geração de parlamentares, o vereador André Jardins, conterrâneo de PH, é um grande admirador do colunista e teve a ideia de homenageá-lo em vida. “Essa festa é um momento marcante para todos nós. Vamos festejar Pergentino Holanda, o maior escritor e colunista social do Norte e Nordeste, filho ilustre de Presidente Dutra", disse.
PH, que fez história no colunismo social no Brasil, sendo reverenciado por personalidades do mundo da literatura e da política, trabalhou por vários anos no jornal O Estado do Maranhão e depois, com a extinção do matutino, migrou para o Portal Imirante, onde assina uma sessão diária de notícias, além do seu xodó, o Caderno PH Revista, hospedado no portal aos fins de semana. Um cidadão do mundo, ele vive e convive com pessoas de todos os continentes, especialmente o europeu, firmando amizades com personalidades marcantes do meio literário e artístico. Além de sua faceta literária, PH também se consagrou por abrir os salões elegantes da sociedade para as grandes recepções, sempre marcadas por muito glamour e criatividade.
Em um artigo sobre PH, o ex-presidente José Sarney escreveu que “Pergentino faz literatura, e da boa, quando escreve”. “Seu texto é de um grande poeta. Escreve bem e é criativo; conseguiu isto por meio de um setor difícil do jornalismo, a crônica social. Aí ele é mestre, criou seu próprio estilo, de renome nacional e de lugar de mármore, com estátua e tudo. Lutou, suou, venceu e tornou-se lenda: Pergentino é o grande jornalista cujo monograma, PH, transformou-se em nome. O grande PH, ídolo e grife da sociedade”.
Postar um comentário