A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Presidente Dutra, através da Comissão da Mulher e Advogada, publicou hoje uma nota repudiando com veemência a atitude grosseira e mal educada do prefeito de Graça Aranha, Ubirajara Rayol, popularmente conhecido por Bira, que no decorrer dessa semana fez uma publicação nas redes sociais chamando de 'égua' a advogada Dra. Karina.
O texto desclassifica o comportamento do prefeito Bira, afirmando ser inadmissível em pleno século XXI tal postura, em que a igualdade de gênero e o respeito as mulheres são valores fundamentais. Veja a nota na íntegra.
Nota de Repúdio
A OAB Subseção Presidente Dutra, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, vem através desta, expressar veemente repúdio às palavras proferidas pelo Prefeito do município de Graça Aranha, Ubirajara Rayol Soares, conhecido como Bira, dirigidas a uma mulher advogada, utilizando o termo depreciativo "égua".
É inadmissível que em pleno século XXI, em um contexto onde a igualdade de gênero e o respeito às mulheres são valores fundamentais, autoridades públicas se permitam proferir discursos de cunho misógino e ofensivo. Tal atitude não apenas desrespeita a dignidade da profissional em questão, mas também perpetua a cultura do machismo e da violência de gênero.
Assim, a Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Presidente Dutra ressalta que as mulheres advogadas merecem serem tratadas com o devido respeito e consideração, sem que sua competência profissional seja questionada ou sua integridade moral atacada.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação ou violência de gênero, bem como expressamos nosso desejo de que situações semelhantes não se repitam no futuro e prestamos nossa total solidariedade à profissional ofendida.
Presidente Dutra(MA), 16 de fevereiro de 2024.
Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Presidente Dutra
Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Presidente Dutra
Postar um comentário