SAÚDE BÁSICA DE PRESIDENTE DUTRA ESTÁ EM CRISE TOTAL, APONTA PREVINE BRASIL

O município de Presidente Dutra, no Maranhão, está entre os piores do estado em relação à qualidade da atenção primária à saúde, segundo o programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. De acordo com o resultado do segundo quadrimestre de 2023, divulgado nesta semana, a cidade ocupa a posição de 196 em um total de 217 municípios maranhenses avaliados pelo programa.

O Previne Brasil é um modelo de financiamento que distribui recursos aos municípios, o programa tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

De acordo com os dados do Previne Brasil, Presidente Dutra apresentou resultados insatisfatórios em quase todos os indicadores, ficando abaixo da média estadual e nacional.

A situação preocupa, quando somente 46% das gestantes do município de Presidente Dutra fizeram o mínimo de consultas recomendadas e iniciaram o pré-natal nos primeiros 3 meses de gestação. Outro dado alarmante, é que somente 11% da população feminina entre as idades de 25 anos a 64 anos fizerem o exame de preventivo nos últimos 36 meses, exame esse que serve para a detecção de lesões causadores do câncer do colo do útero. Já as pessoas com hipertensão (pressão alta), somente 15% delas tiverem consultas e suas pressões medidas no semestre apurado. Ainda, somente 12% da população identificadas com diabetes tiveram consultas realizadas durando o periodo apurado.

A situação da saúde básica de Presidente Dutra se agrava ainda mais diante do fechamento de três postos de saúde (Bairro Campeão, Bairro Vila Militar e Povoado Santa Rita do Sul), além de 3 anexos (Povoados São João, Trapiá e Invenção) sem nenhuma justificativa por parte da gestão municipal, onde seus moradores estão sem atendimento médico e odontológico desde o início da gestão.

Ainda, o Ministério Público já acionou o prefeito Raimundo da Audiolar no último dia 18 de outubro para que reabra todas as unidades básicas de saúde, pelo qual o prefeito não se manifestou sobre o assunto até o momento. A população de Presidente Dutra cobra uma solução urgente para a crise na saúde básica do município, que afeta diretamente a qualidade de vida e o bem-estar dos cerca de 50 mil habitantes. A atenção primária é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como função resolver até 80% dos problemas de saúde da população, além de prevenir doenças e promover hábitos saudáveis.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem