Em Governador Eugênio Barros, gestão Chiquinho do Banco pode ter enviado dados falsos para o Censo Escolar 2022

Mais uma denuncia pode trazer complicações a gestão do prefeito Chiquinho do Banco em Governador Eugênio Barros. Em meio aos escândalos de prefeitos que inseriram dados da saúde de forma fraudulenta em várias prefeituras do Maranhão, es que surge em GEB uma grave denúncia sobre uma possível inserção de dados falsos no Censo Escolar 2022.

Nosso site teve acesso a uma planilha que terá que ser muito bem explicada, pois na mesma consta que nos dados do Censo Escolar de Governador Eugênio Barros, a Secretaria de Educação no ano de 2022 informou que de 971 alunos, de 1.221, estão cursando no município a Educação Integral, sendo que no município nenhuma escola é adaptada para a oferta dessa modalidade.

Os dados podem ter sido inseridos para alavancar mais recursos para o município, um forte indicio de fraude, semelhante aos que constam nos escândalos de inserção de dados falsos no sistema único de saúde – SUS.

Cabe agora ao Ministério Público analisar os dados que constam no sistema para verificação dos mesmos, tendo em vista que, segundo estudantes e moradores do Governador Eugênio Barros, até então essa modalidade de ensino não existe no município.

O nosso site se coloca à disposição do prefeito e da secretaria de educação para suas devidas explicações.


Em uma consulta mais recentes podemos observar que os numeros só aumentam, agora em vez de 971, são 1018 alunos matriculados no ensino integral, sem existir escolas háptas para esse tipo de ensino em Governador Eugênio Barros.

Em uma consulta mais recentes podemos observar que os numeros só aumentam, agora em vez de 971, são 1018 alunos matriculados no ensino integral, sem existir escolas háptas para esse tipo de ensino em Governador Eugênio Barros.

Quando clicamos em Resultados Finais (redes estaduais e municipais) – DOU Anexo I | Censo Escolar 2022 – Observamos que 969 alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão matriculados em regime de Educação Integral e 1018 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Educação Integral.

Com relação às responsabilidades das escolas relativas aos procedimentos de preenchimento do Censo Escolar, é importante enfatizar que os dados declarados pelas unidades escolares devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, sistemas eletrônicos de acompanhamento, diário do professor, regimento escolar, projeto político-pedagógico, documentos de modulação de professores e de enturmação, dentre outros). Essa exigência é fundamental para a garantia da fidedignidade dos dados declarados.” do  blog  wilque  gomes 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem